Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Conquista histórica: Restaurante Universitário abre as portas para a comunidade

Conquista histórica: Restaurante Universitário abre as portas para a comunidade

• Publicado: Terça, 29 de Março de 2022, 14h50
  • Última atualização em Terça, 29 de Março de 2022, 14h50
  • Acessos: 340

O Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) inaugura nesta terça-feira (01), às 10h30, no campus de Marabá, unidade III. A ocasião contará com a participação da comunidade acadêmica, alunos e servidores, bem como membros da gestão, o reitor, Francisco Ribeiro e a vice-reitora, Lucélia Cardoso Cavalcante.

Durante a live, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (31), transmitida pelo canal oficial da Unifesspa no Youtube, foi apresentada a comunidade acadêmica os valores das refeições, que será da seguinte forma: R$ 2,50 para alunos bolsistas do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que é voltado ao acolhimento de estudantes de baixa renda. E o valor de R$12,75 para o público geral, discentes não bolsistas, servidores e visitantes.

Inicialmente 100 alunos, que estão em aula de curso de graduação modular, já receberam subsídio, garantindo o valor de R$ 2,50. Para os alunos regulares ainda será discutido com a comunidade acadêmica. Ao longo do ano, a gestão superior da Unifesspa buscará novas fontes de recursos que possa contemplar mais alunos com o subsidio.

Mesa 1 menor

O reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro, enfatizou o aspecto da história de vida de cada pessoa que pode ser atendida pelo RU. “O fato de a comunidade poder se alimentar com o apoio da universidade é, sem dúvida, uma grande conquista. Começaremos pequenos, mas queremos e vamos ampliar. Quando fui estudante de geologia da UFPA usufruí muito do RU de lá e devo muito a isso, foi algo muito significativo e ajudou na minha formação. Esperamos que este seja mais um passo para nosso fortalecimento e de transformação da realidade social”, concluiu.

A vice-reitora da Unifesspa, profa. Lucélia Cavalcante, chamou atenção para a necessidade de manutenção da estrutura e do serviço e para o trabalho iniciado na gestão anterior da Reitoria. “Para criar novos serviços como o RU e mantermos este trabalho precisamos de recursos, precisamos do governo federal e de todo o apoio possível. Agradecemos à classe política que nos apoiou com as emendas parlamentares. Aos alunos e alunas pela luta. As gestões anteriores que iniciaram toda a articulação. Que a gente possa continuar essa política pública com todos e todas”.

Estrutura

A construção foi iniciada no segundo semestre de 2017 e concluída em 2020. O prédio possui área de 870 m² e tem capacidade estimada de produção de mil refeições por turno, contemplando a área da cozinha industrial e do refeitório.

Um refeitório será construído na Unidade 2 e as articulações para a garantia de recursos para as instalações do da Unidade 1 já foram iniciadas. Ambos os refeitórios serão abastecidos com a produção feita no RU da Unidade 3.

*Materia veiculada no site oficial da Unifesspa, em 31 de janeiro de 2022.  / Créditos do texto: Ascom Unifesspa

registrado em: